DS SolidWorks promete CAD conceitual para o final de 2013

Postado em: 28 / 01 / 2013

Veja a apresentação do SolidWorks  Mechanical Conceptual feita por Fielder Hiss (à esq.) na SWW 2013

 

Maria Edicy Moreira

Durante a conferência de usuários, SolidWorks World 2013, que aconteceu na Disney, em Orlando, US, entre os dias 20 e 23 de janeiro de 2013, a DS SolidWorks apresentou mais detalhes sobre o seu novo CAD, SolidWorks Mechanical Conceptual, que vem anunciando há dois anos. A empresa garante que o novo software está sendo desenvolvido para complementar o atual CAD 3D SolidWorks, mas a verdade é que essa iniciativa de desenvolver um novo CAD baseado no kernel da plataforma V6 da Dassault Systèmes, vai além desse propósito.

Ao que parece, além de completar o atual CAD, a grande preocupação da DS SolidWorks é se garantir com um CAD baseado em kernel próprio, se livrando de possíveis problemas futuros com relação à continuidade do atual CAD SolidWorks, que é baseado no kernel Parasolid, da Siemens PLM.

Nos últimos anos a Siemens PLM, aparentemente com o intuito de ganhar a concorrência com seu Solid Edge, também baseado no Parasolid, vem batendo na SolidWorks dizendo ao mercado que o CAD da empresa pode ficar parado no tempo pelo fato de ser baseado em um kernel de terceiro, no caso o seu Parasolid.  Ao plantar essa dúvida na mente dos usuários, a Siemens PLM levou a SolidWorks a correr atrás do prejuízo e se garantir com um CAD baseado na plataforma V6 da Dassault Systèmes, que é controladora dos produtos SolidWorks.

 

O Mechanical Conceptual mescla os benefícios do histórico paramétrico com a modelagem direta

“Nosso plano é aproveitar a força e a capacidade da plataforma 3D Experience Dassault Systèmes e construir uma nova experiência que é tão intuitiva e fácil de usar quanto as ferramentas do nosso atual CAD SolidWorks. Por isso, gostariamos de compartilhar o primeiro exemplo desta nova abordagem que estamos chamando SolidWorks Mechanical Conceptual”, dizem os representantes da DS SolidWorks no blog da companhia.

Segundo eles, o novo software é uma ferramenta para design conceitual na área de engenharia mecânica que tem como objetivo complementar o atual CAD SolidWorks, que eles garantem nunca sairá de linha, mas só o tempo dirá. O novo software permite capturar ideias digitalmente, criar rapidamente modelos conceituais em 3D, obter feedback dos envolvidos no projeto, internos e externos, e gerenciar facilmente vários conceitos antes de detalhar o projeto.

A DS SolidWorks constatou que a concepção de um produto responde por 31% do tempo de um projeto. Por isso, está investindo pesado em uma ferramenta focada na fase de concepção. A companhia reconhece que o atual CAD SolidWorks é a melhor solução para detalhamento de projetos mecânicos, mas ainda  limita a criatividade na etapa conceitual.

 

Novo software é ferramenta para desenho mecânico conceitual que complementa o CAD SolidWorks

Assim a proposta do SolidWorks Mechanical Conceptual é permitir que os designers possam capturar ideias digitalmente e trocar informações com todos interessados no projeto, além de gerenciar vários conceitos. Segundo os representantes da DS SolidWorks, o novo software é a evolução de um conceito que realmente começa a acelerar o tempo de design, oferecendo um ambiente de modelagem simples e fácil de usar que permite focar nas ideias e não no software.

O SolidWorks Mechanical Conceptual mescla os benefícios do histórico paramétrico com a modelagem direta em uma única interface. À medida que o conceito evolui o designer pode fazer qualquer mudança no produto respeitando a iteração do projeto criada anteriormente. O ambiente de modelagem direta permite evoluir a partir de esboços de layout para a geometria 3D e separar as partes e montagens, sem levar em consideração a estrutura do produto.

O novo software permite ao designer evoluir a estrutura organizacional do projeto da mesma forma que suas ideias evoluem, ampliando a compreensão do projeto. Isso reduz a perda de tempo, porque ele nunca tem de começar um novo projeto a partir do zero nem perde tempo com retrabalhos. É possível aplicar automaticamente as iterações de projetos anteriores em novos tornando muito fácil voltar a ideias anteriores e aprimorá-las ainda mais.

Com o software conceitual o usuário poderá ainda aplicar simulações de movimento em modelos 3D conceituais para compreender a interação de peças com o mundo real e identificar falhas antes de chegar ao detalhamento do projeto.  

 

Inovação social

As ferramentas de comunicação das redes sociais também foram inseridas no Mechanical Conceptual

As ferramentas de comunicação das redes sociais também foram inseridas no SolidWorks Mechanical Conceptual estreitando ainda mais a comunicação dos designers com as partes interessadas no produto. Quando sentir que suas ideias foram suficientemente capturadas o designer poderá comunicá-las às partes interessadas (internas à organização e também com os clientes e fornecedores) para obter feedback sobre o melhor caminho a seguir no design do produto. Os interessados serão notificados de que há um conceito para revisar e fornecer feedback utilizando os conceitos simples e familiares da Web.

“O mundo está se tornando mais social a cada dia, e nós acreditamos na inteligência coletiva, por isso, o SolidWorks Mechanical Conceptual traz esses recursos ao projeto conceitual”, dizem os representantes da DS SolidWorks. Com as tecnologias da Web os designers poderão interagir mais facilmente com as equipes de desenvolvimento e com os clientes e fornecedores, e serem automaticamente notificados para continuar a evoluir os seus conceitos em relação ao produto.

O SolidWorks Mechanical Conceptual está sempre conectado ao banco de dados de design permitindo proteger os dados do produto e salvar automaticamente as iterações de cada conceito. Os designers permanecem conectados também com outros usuários, podendo participar de chats ao vivo para obter feedback sobre uma pergunta ou um desafio do projeto.

Assim os usuários trabalham sempre juntos no mesmo projeto, evitando perda de tempo ou confusão quanto à versão mais recente. Quando um membro da equipe faz uma mudança, todos os usuários são atualizados em tempo real, em qualquer lugar e a qualquer hora. É possível ainda gerar modelos em movimento para revisões de projeto e para vendas e marketing, utilizando aplicativos móveis.

“Estamos muito entusiasmados com o progresso que fizemos com SolidWorks Mechanical Conceptual. Este produto será um ótimo complemento para as empresas que já utilizam nosso CAD 3D SolidWorks. Acreditamos que o produto oferece uma nova abordagem para o projeto conceitual, incorporando a flexibilidade de um ambiente de modelagem simples, inovação social e os benefícios de estar sempre conectado on-line”, dizem os representantes da DS SolidWorks.

Em maio de 2013 a companhia começa a oferecer o SolidWorks Mechanical Conceptual para beta teste em clientes selecionados que irão validar os princípios de design conceitual em seus ambientes de produção. A expectativa é que o software esteja disponível para todos os usuários no final de 2013.

www.solidworks.com

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar