Forum traz soluções que levam novas experiências ao consumidor

Postado em: 17 / 08 / 2015

Fórum mostrou as soluções da Dassault Systémes para negócios na era da experiência 3D

Fórum mostrou as soluções da Dassault Systémes para negócios na era da experiência 3D

Maria Edicy Moreira

O 3DEXPERIENCE Forum Brasil 2015, realizado pela Dassault Systèmes, no dia 6 de agosto de 2015, em São Paulo, mostrou por meio de palestras, debates e casos de sucesso, os diversos caminhos que a companhia vem trilhando para oferecer às indústrias dos setores automobilístico, aeroespacial, de defesa, eletroeletrônico, de ciências biológicas, entre outros, além de empresas de serviços nos segmentos financeiro e de varejo, as muitas possibilidades de exploração da plataforma 3DEXPERIENCE para entregar aos consumidores finais não apenas produtos e serviços, mas a oportunidade de vivenciar novas experiências com esses produtos e serviços.

Bruno Latchague, executivo sênior vice-presidente global de operações para as Américas, abriu o evento apresentando um panorama sobre a evolução dos negócios e do portfólio 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes, que nos últimos anos fez uma série de aquisições de empresas desenvolvedoras de softwares e desenvolveu novas soluções baseadas na plataforma 3DXPERIENCE, ampliando drasticamente a oferta de softwares para que as indústrias e empresas de serviços levem aos consumidores a possibilidade de vivenciar a era da experiência em 3D.

Bruno Latchague: a plataforma 3DEXPERIENCE foi projetada pela Dassault Systèmes para permitir a alimentação das experiências virtuais realistas

Bruno Latchague: A plaraforma 3DEXPERIENCE foi projetada para permitir experiências virtuais realistas

Segundo o executivo, a plataforma 3DEXPERIENCE foi projetada pela Dassault Systèmes para permitir a alimentação das experiências virtuais realistas em 3D possibilitando a experimentação do produto ainda na fase digital. O portfólio é composto por aplicações sociais, que permitem às equipes envolvidas no projeto interagirem por meio de uma rede social própria, além de soluções de colaboração, modelagem em 3D, conteúdo, simulação e inteligência de informação.

Além disso, a estratégia 3DEXPERIENCE traz contínuas oportunidades de crescimento no mercado de PLM, ampliando as oportunidades de experimentação do produto virtual e de uso das informações geradas a partir do protótipo digital para analisar o comportamento de sistemas e a ergonomia do produto e também elaborar planos de inteligência de negócios, treinamento virtual, gestão de recursos e representações da natureza e da vida.

Para estimular o desenvolvimento dos negócios na era da informação 3D, foram apresentadas no 3DEXPERIENCE Forum Brasil 2015, as últimas novidades da Dassault Systèmes em softwares para design de produtos, Mock Up digital e PLM (Product Lifecycle Management), entre outras soluções voltados à gestão de negócios na era da experiência em 3D. A proposta dessas soluções é permitir às empresas darem respostas imediatas às novas solicitações do mercado e, acima de tudo, proporcionar satisfação nas experiências com seus produtos e serviços.

Fundada em 1981, a Dassault Systèmes começou fornecendo soluções para design 3D voltadas à concepção de produtos, substituindo o protótipo físico por modelos em 3D. Posteriormente desenvolveu o PLM, que permite gerenciar todo o ciclo de vida do produto desde a concepção até a fabricação e prestação de serviços ao consumidor.

Hoje, juntamente com sua estratégia de experiência de indústria social, a Dassault Systèmes migrou para a próxima fase da sua visão de futuro: a era 3DEXPERIENCE. Esta nova fase já está em andamento nos principais clientes que acreditam que a criação de produtos e/ou experiências em serviços é a nova forma de construção de valor duradouro para os consumidores.

Bruno Latchague falou também da quarta revolução industrial, conhecida também como Indústria 4.0 e Internet das Coisas”. Segundo ele, o objetivo fundamental desses novos conceitos é o mesmo: estabelecer uma conectividade constante entre a Internet e cada recurso envolvido na fabricação e entrega de produtos. Indo além dessa conectividade, a fábrica digital cria um mundo virtual compartilhado em que as simulações realísticas e a tomada de decisões são possíveis no que diz respeito, por exemplo, à redução do consumo de recursos, energia e tempo. (Veja aqui no CADxpert http://bit.ly/1Nf9MZd o artigo completo que Bruno Latchague escreveu sobre esse tema.

Indústria aeroespacial e de defesa

Michel Tellier: Ao longo das últimas duas décadas todas as aeronaves foram projetadas com softwares da Dassault Systèmes

Michel Tellier: Nas últimas duas décadas todas as aeronaves foram projetadas com softwares DS

Michel Tellier, vice-presidente da unidade Aeroespacial e de Defesa da Dassault Systèmes, falou sobre os avanços das tecnologias de design e fabricação de aeronaves e da parceria da companhia com esse segmento da indústria do qual é a maior fornecedora de softwares.

O executivo lembrou que ao longo das últimas duas décadas todas as aeronaves foram projetadas com softwares da Dassault Systèmes. “Durante esses vinte anos, a indústria Aeroespacial e de Defesa (A&D) passou por importantes mudanças. E ainda veremos, até o final de 2015, essa indústria superar diversos desafios que atrapalharam o setor por anos, como integridade de programas, redução de custos e integração de informações. A utilização das mais novas tecnologias de projeto, produção e colaboração vai favorecer a exploração mais eficiente das ideias e proporcionar uma melhor experiência do cliente”.

O setor Aeroespacial e de Defesa foi uma das primeiras indústrias de foco da Dassault Systèmes quando foi fundada por engenheiros de software a partir de uma cisão da Dassault Aviation, em 1981. Hoje por meio de sua plataforma 3DEXPERIENCE, a companhia fornece soluções de software para projeto em 3D, protótipo digital em 3D e gestão do ciclo de vida do produto, suportando os processos de inovação das empresas que conduzem o cliente final a experiências bem-sucedidas.

Para atender ao setor aeroespacial e de defesa, a Dassault Systèmes investiu também na customização de softwares baseados na plataforma 3DXPERIENCE que estão sendo lançados ao longo de 2015. Michel Tellier, disse que essas soluções irão demonstrar que os desafios de gestão do passado – entrega no prazo, dentro da meta e do orçamento – serão finalmente superados, e as mudanças irão ocorrer na cadeia de fornecimento. “A gestão dessa cadeia ainda é uma fraqueza que precisa ser otimizada para que os programas subam ao próximo nível. Um novo tipo de aliança com os fornecedores seguirá resultando em um processo mais eficaz e com melhor relação custo-benefício”.

Veja a seguir a lista dos softwares customizados pela Dassault Systèmes para a indústria aeroespacial e de defesa:

• “Passenger Experience”: visualização 3D de alta qualidade e interativa para a personalização e projeto da cabine, treinamento da tripulação e marketing;

• “Test to Perform”: colaboração por meio de um ciclo de vida do programa para testes mais precoces e eficientes;

• “Engineered to Fly”: produtividade aprimorada para pequenos e médios fornecedores;

• “Co-Design to Target”: execução do programa aprimorada para atender às metas de custo, cronograma e desempenho;

•”Winning Program”: fases do programa precoces otimizadas e desenvolvimento do programa;

•“Aerospace Supplier Solution”: solução de fornecedores de subnível na Nuvem.

Veja aqui no CADxpert www.cadxpert.com.br a íntegra do artigo “A Evolução da Dassault Systèmes na Indústria Aeroespacial e de Defesa”, escrito por Michel Tellier.

Executivos da Dassault Systèms mostram passo a passo de criação de lavadora na plataforma 3DEXPERIENCE

Executivos da Dassault Systèmes mostram passo a passo da criação de lavadora na 3DEXPERIENCE

Case 

Para mostrar a aplicação das soluções da plataforma 3DEXPERIENCE, a Dassault destacou seus funcionários Rémi Germain, partner excellence manager para a América Latina, Luiz Egreja, representante sênior de vendas e Marcelo Hendler, gerente técnico de território sênior, da Dassault Systèmes SolidWorks, para apresentarem na prática como seria o desenvolvimento de uma máquina de lavar roupas.

Em uma apresentação teatralizada os apresentadores demonstraram como usar as soluções da plataforma 3DEXPERIENCE para desenvolver a lavadora de forma colaborativa envolvendo desde as pesquisas de campo para concepção do produto, design, projeto de engenharia, fabricação até colocação do produto no mercado.

http://www.3ds.com/3ds-events/3dexperience-forum-brasil

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar