Indústria precisará de tecnologia e eficiência operacional

Postado em: 15 / 06 / 2012

Maria Edicy Moreira

“A nova era da manufatura industrial será impulsionada por soluções tecnológicas que ajudem as empresas a produzir produtos e serviços melhores para obter vantagens competitivas.” Essa foi a previsão apresentada pelo presidente e CEO da PTC, Jim Heppelmann, durante a PlanetPTC Live, conferência mundial de clientes, realizada entre 05 e 06 junho de 2012, em Orlando, Florida (EUA).

Em seu discurso o executivo argumentou que o mundo está prestes a entrar no que a The Economist (conceituada revista econômica americana) batizou como “a terceira revolução industrial.” Nessa nova era o foco estará na estratégia que conduzirá a um renascimento global da manufatura. E as empresas que utilizam soluções tecnológicas da PTC irão desempenhar papel cada vez mais importante no século 21 por terem agregado valor aos seus produtos e serviços.

“Ao longo das últimas décadas, os fabricantes globais têm feito investimentos maciços em tecnologia e em mudanças que visam melhorar a eficiência operacional. Hoje, no entanto, estamos chegando ao limite da vantagem competitiva que os investimentos feitos nesse sentido podem proporcionar”, disse Heppelmann.

Jim Hepelmann, CEO da PTC

Para o executivo os fabricantes precisam ser eficientes em termos operacionais para permanecer no jogo, mas eles não podem mais obter vantagem significativa apenas com isso. É chegada a hora de buscarem uma nova fonte para se manter à frente no mercado, ou seja, para obter vantagem por meio de produtos e serviços mais eficientes, os quais são gerados a partir da implementação de tecnologias e mudanças que melhorem a estratégia e a tomada de decisão em toda a empresa, desde a engenharia até a cadeia de suprimentos, passando por vendas e serviços.

Heppelmann destacou que as soluções da PTC transformam a maneira como as empresas criam produtos e serviços, permitindo-lhes fazer melhor e de forma mais inteligente, agilizando o planejamento e a tomada de decisões estratégicas.

Essas decisões estão relacionadas à forma como os produtos são projetados e desenvolvidos; como uma cadeia de abastecimento é otimizada; como a qualidade e a conformidade são asseguradas durante todo o processo de fabricação e, em última instância, como o serviço de suporte são oferecidos no pós-venda. Individualmente, essas decisões de planejamento ajudam a estabelecer uma estratégia que suporta uma marca. Coletivamente, elas são a nova fonte de vantagem competitiva.

“Ao longo de seus 25 anos de atuação, a PTC desenvolveu grande expertise em ajudar as empresas a otimizar os processos associados a cada fase do ciclo de vida do produto. Nos últimos anos, por meio da combinação de desenvolvimento interno e aquisições, a PTC passou a disponibilizar um amplo portfólio de soluções que possibilitam aos clientes se destacarem no mercado em que atuam”, disse Heppelmann.

Ele contou que, em 2012, a PTC deu um passo além e se reorganizou para se alinhar à nova estrutura organizacional da indústria. Atualmente a empresa conta com cinco equipes internas focadas na condução das áreas de Product Lifecycle Management (PLM), design (CAD), ciclo de vida do software embarcado (ALM), supply chain management (SCM), e SLM (gestão do ciclo de vida dos serviços).

“Estamos entrando em uma nova era e para vencer os desafios será necessário um novo modo de pensar. Para os fabricantes, trata-se de tomadas de decisões estratégicas fundamentalmente mais inteligentes. Hoje, a vantagem será daqueles que souberem diferenciar seus produtos e ampliar a oferta de serviços. A PTC alinha-se com as principais marcas globais que estão se posicionando nesse sentido”, concluiu Heppelmann.

http://live.planetptc.com

 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar