SolidWorks World traz novos produtos e novas estratégias

Postado em: 11 / 02 / 2014

plaeteiaSWW14day1_21Maria Edicy Moreira

A conferência de usuários, SolidWorks World 2014, realizada pela Dassault Systèmes, entre os dias 26 d 29 de janeiro de 2014, em San Diego (CA), trouxe aos quase 6 mil participantes a oportunidade de conhecer novos produtos como o SolidWorks Mechanical Conceptual software de design conceitual para a indústria mecânica, que será lançado em abril de 2014.

Também foram anunciados três produtos com a marca Dassault Systèmes: 3DVia HomeByMe, 3DVia 3D.By.Me e Exalead OnePart. Além disso, os participantes do evento puderam conhecer algumas features e melhorias que poderão vir no SolidWorks 2015 e a lista das 10 melhorias e novas features mais pedidas pelos usuários para o release 2015.

 Jonathan Tippett surpreende a plateia da SolidWorks World 2014 com sua máquina Mondo Spider


Jonathan Tippett surpreende a plateia da SolidWorks World 2014 com sua máquina de passeio Mondo Spider

Os executivos Bertrand Sicot, CEO da SolidWorks, marca da Dassault Systèmes, e Bernard Charles, CEO e presidente da Dassault Systèmes, falaram sobre as estratégias da Dassault Systèmes em relação aos portfólios SolidWorks e Dassault Systèmes e suas respectivas comunidades de usuários. Painéis realizados com os jornalistas de todo o mundo debateram as tecnologias de impressão em 3D, a experiência dos usuários do SolidWorks Plastics, entre outros.

Sessão geral dia 27

Confira no vídeo acima tudo que aconteceu na sessão geral da SolidWorks World no dia 27

No dia 27 a sessão geral foi aberta por Bertrand Sicot e a surpresa do dia ficou por conta da Mondo Spider, uma máquina com várias pernas criada pela eatART, de Vancouver, Canadá, que entrou no palco dirigida por Jonathan Tippett, fundador da eatART e um dos criadores da máquina de passeio. Ainda embarcado na máquina Tippett saudou Bertand Sicot, e a plateia delirou com a agilidade e o design da Mondo Spider.

Em seguida Sicot falou sobre as estratégias atuais e futuras da Dassault Systèmes para a comunidade SolidWorks. Ele chamou a atenção para o sucesso do SolidWorks 2014, que chegou para ajudar as pessoas a criarem “design sem limites”, e também para a comunidade SolidWorks, que hoje conta com mais de 2,3 milhões de usuários e é uma das maiores comunidades de CAD do mundo. “É essa comunidade que torna a Dassault Systèmes e seus produtos tão poderosos.”

Bertrand Sicot: A comunidade SolidWorks é uma das maiores comunidades de CAD do mundo

Bertrand Sicot: A comunidade SolidWorks é uma das maiores comunidades de CAD do mundo

O executivo fez questão de destacar a expansão do portfólio SolidWorks que hoje  vai muito além do CAD 3D. “A comunidade SolidWorks conta com soluções para  gerenciamento de dados, design sustentável, simulação, documentação, projetos de produtos com peças plásticas, projeto elétrico, além de ferramentas gratuitas como o eDrawings e o DraftSight”, disse o executivo.

Bertrand Sicot falou também sobre o SolidWorks Mechanical Conceptual que foi desenvolvido para complementar o CAD SolidWorks. “Estamos oferecendo o primeiro aplicativo SolidWorks disponível na plataforma 3DEXPERIENCE: o SolidWorks Mechanical Conceptual, que foca em quatro pilares básicos do design: Instintivo, conceitual, social e conectado. Tudo isso foi possível graças à capacidade criativa das equipes de pesquisa e desenvolvimento da Dassault Systèmes e da SolidWorks.” (Veja neste link http://bit.ly/1kzg9Z2  aqui no CADxpert mais informações sobre o Mechanical Conceptual).

Sicot anunciou ainda mudanças no My.SolidWorks.com, o novo site da comunidade lançado em 2013 no qual é possível encontrar em um só lugar todo o conteúdo sobre o portfólio SolidWorks. “Em breve vamos lançar uma atualização que adiciona ainda mais conteúdo e formas de aprender sobre as ferramentas do portfólio SolidWorks.”

Bernard Charlès: o mundo do design está mudando porque o modo de fazer os produtos está mudando

Bernard Charlès: o mundo do design está mudando porque o modo de fazer os produtos está mudando

Bernard Charlès, CEO e presidente da Dassault Systèmes, falou sobre o quanto a companhia vem transformando o mundo da manufatura e sua conexão com o design de produtos. “Isso levou a Dassault Systèmes a ser classificada como a terceira empresa mais inovadora na categoria software e engenharia.”

Segundo ele, o mundo do design está mudando porque o modo de fazer os produtos está mudando e a Dassault Systèmes está investindo milhões de dólares no desenvolvimento e aquisição de novos softwares e serviços para atender às novas demandas tanto do consumidor final quanto das indústrias mecânica e mecatrônica. Para mostrar os resultados desses investimentos ele apresentou três novos produtos que estão chegando ao mercado com a marca Dassault Systèmes: 3DVia HomeByMe, 3DVia 3D.By.Me e Exalead OnePart. (Veja neste link http://goo.gl/NJqtv9  aqui no CADxpert mais informações sobre estes produtos).

Sessão geral dia 28

Confira no vídeo acima tudo que aconteceu na sessão geral da SolidWorks World no dia 28

A sessão geral do dia 28 de janeiro de 2014 foi dedicada à comunidade de usuários e aos clientes. Começou com Suchit Jain, vice-presidente de estratégia e comunidade da marca SolidWorks, da Dassauld Systèmes, entrevistando Jonathan Tippett, fundador da eatART, que na sessão geral do dia 27 havia dado um show com a máquina Mondo Spider desenvolvida por ele e sua equipe.

Tippett voltou ao palco para falar sobre as criações da eatART. Além da Mondo Spinder, ele falou de outras criações com as quais a eatArt está envolvida como a Daisy inventada e fabricada na Califórnia pelo inventor e professor Bob Schneeveis, e que hoje se encontra no laboratório da eatART em Vancouver. Tippett falou também da Titanoboa, projeto independente apoiado pela eatART que resultou na criação de uma serpente eletromecânica que tem como objetivo provocar discussões sobre o nosso clima.

Da esq, p/dir.: Jonathan Tippett, da eatART, responde à entrevista de Suchit Jain da Dassault Systèmes

Da esq, p/dir.: Jonathan Tippett, da eatART, responde à entrevista de Suchit Jain da Dassault Systèmes

A comunidade SolidWorks também teve seu merecido reconhecimento. Aaron Kelly e Richard Doyle, líder do SolidWorks User Group Network vieram ao palco para anunciar várias premiações como os vencedores do prêmio Beta 2014 e do prêmio SWUGN. Este último elegeu o grupo de usuários San Diego SolidWorks como o grupo de usuários do Ano, e Jeff Holliday, do Mid-Atlantic Region Independent SolidWorks User Group, como usuário líder de grupo do ano. Deepak Gupta conquistou o Prêmio Comunidade.

Aaron Kelly, VP de experiência do usuário e gerente do portfólio de produtos comandou os anuncios das premiações

Aaron Kelly, VP de experiência do usuário e gerente do portfólio de produtos anuncia as premiações

Na hora de apresentar os clientes Gian Paulo Bassi, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento, congratulou-se Greg Mark, fundador e CEO da MarkForged, a empresa responsável pela concepção da Mark One 3D, a primeira impressora 3D que usa a fibra de carbono para imprimir modelos em 3D. Segundo Mark, a impressora foi projetada para superar as limitações de resistência dos materiais tradicionais usados pelas impressoras 3D dos outros fabricantes.

Além disso, quando o usuário não necessita do material mais resistente do mundo (o carbono), a Mark One 3D permite ao usuário trabalhar com outros materiais como filamento de nylon, filamento PLA e filamento de fibra de vidro para imprimir modelos em 3D que são ótimas alternativas para os designers visualizarem e interagir rapidamente com suas criações.

A impressora Mark One 3D utiliza o carbono para criar modelos em 3D e alternativas como a fibra de vidro

A impressora Mark One 3D utiliza o carbono para criar modelos em 3D e alternativas como a fibra de vidro

O CEO da SolidWorks, Bertrand Sicot apresentou a equipe  BoDyn Bobsled liderada por Geoff Bodine e Bob Cuneo, que estão por trás do projeto do bobsled (trenó) denominado Trem de Noite 2, que a equipe dos EUA está usando para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia que acontece entre os dias 7 e 23 de fevereiro de 2014.

Bertrand apresentou em vídeos o dia a dia dos atletas na pista de treinamento e até sua emocionante experiência com o bobsled durante uma visita aos atletas em 2013, no Park City, em Utah. Bertrand disse que quando estava no bobsled se sentiu motorista e ao mesmo tempo passageiro e também tinha a sensação de que o bobsled iria ser esmagado em uma pista tão estreita na qual corria em alta velocidade.

Veja no vídeo acima Bertrand Sicot vivendo sua primeira experiênia com o bobsled no Park City, em Utah

Geoff Bodine é um veterano da Nascar Winston Cup (atual Sprint Cup) que conquistou sua primeira pole position em 1982 e sua primeira vitória em 1984. Sua vitória mais importante veio em 1986, quando conquistou a Daytona 500. Ele contou que sua paixão pelo bobsled surgiu quando corria nas competições da Nascar e foi lá que buscou inspiração para desenhar seu modelo.

“Fiquei obcecado pelo bobsled e sabia que precisava aplicar meus conhecimentos adquiridos na Nascar para ajudar a equipe de atletas dos EUA a otimizar seus projetos e começar a ganhar corridas”, disse Bodine. Ele contratou Bob Cuneo, um engenheiro famoso e designer, porque acreditava ser a pessoa certa para o trabalho. Graças à sua experiência e ao trabalho de Bob Cuneo, a equipe de bobsled dos EUA já conquistou inúmeras medalhas.

Bob Cuneo e Geoff Bodin, que estão por trás do projeto do bobsled Trem de Noite 2 dos atletas americanos

Da esq. p/ dir.: Bob Cuneo e Geoff Bodin, responsáveis pelo  Trem da Noite 2 dos atletas americanos

A equipe BoDyn usa o portfólio SolidWorks para modelar o bobsled e simular o seu comportamento na pista. “Nós trabalhamos com o nosso engenheiro de campo, que informa sobre os resultados das corridas e o desempenho do bobsled. Um ano em uma corrida na Alemanha, nosso bobsled teve um acidente infeliz. O engenheiro voltou a nós imediatamente e fomos capazes de refazer a fibra de carbono. Dentro de uma semana, nosso bobsled foi totalmente restaurado e ficou pronto para a corrida”, disse Bodine. Trabalhando com os atletas, a BoDyn Bobsled personalizou o projeto do bobsled para torná-lo perfeito em termos de aerodinâmica e controle nas pistas.

Sessão geral dia 29

Confira no vídeo acima tudo que aconteceu na sessão geral da SolidWorks World no dia 29

A sessão geral do dia 29 de janeiro de 2014 foi aberta por Mark Schneider que veio revelar os vencedores do concurso Model Mania 2014 que desafiou os participantes a recriar e analisar um modelo a partir do zero o mais rápido possível. Tom Smith, da CHL Systems, conquistou o primeiro lugar com um tempo recorde de 09:53, Andrew Lowe, da Dimonte Group Inc., ficou em segundo lugar e Michael Wiggins da DeltaValve conquistou o terceiro lugar. Também foram anunciados os vencedores na categoria revendas.

Para aqueles usuários que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o portfólio SolidWorks uma boa notícia. A equipe de certificação anunciou que em 2014 a Dassault Systèmes está introduzindo três novas certificações: Certificação SolidWorks de Especialista em Mechanical Conceptual, Certificação SolidWorks Associate Mechanical Conceptual e Certificação de Especialista em 3DEXPERIENCE Mechanical Conceptual.

Marie: O San Antonio me recompensa

Marie: O San Antonio me recompensa

Para mostrar como a certificação vem ocorrendo na prática Marie Planchard, diretora de educação para os produtos SolidWorks, apresentou os instrutores do Mt San Antonio Community College, Max Lizarraga e Jerry Miranda, que oferecem o programa de certificação SolidWorks CSWA aos seus alunos. “Para os seus exames finais os alunos são obrigados a fazer o exame CSWA para confirmar sua capacitação junto às indústrias e depois de formados eles terão mais facilidade em conseguir um emprego”, afirmaram Lizarraga e Miranda.

O Mt. San Antonio College está entre as maiores faculdades comunitárias da Califórnia. Localizado na cidade de Walnut, MT. SAC atende a cerca de 20 comunidades e um milhão de moradores da movimentada San Gabriel Valley. Fundada em 1946, a Mt. SAC tem proporcionado oportunidades educacionais acessíveis a mais de um milhão de estudantes de todas as idades.

Marie revelou que até aquela data (29 de janeiro de 2014) havia mais de 600 instituições em mais de 36 países oferecendo os programas de certificação CSWA aos seus alunos. “Trabalhar com as instituições, faculdades e universidades, como o Mt San Antonio me traz uma recompensa emocional, porque posso ver como os estudantes de todo o mundo estão desenvolvendo suas carreiras com a ajuda da Dassault Systèmes e dos nossos programas de certificação”, disse Marie.

Como já é tradição na SolidWorks World 2014 foram divulgadas por intermédio de uma apresentação que misturou filme e apresentação ao vivo na qual o principal personagem era o CADman, as novas features e melhorias que a Dassault Systèmes está preparando para o SolidWorks 2015.

Também foi divulgada a tão esperada lista Top Ten com as 10 melhorias e novas features que os usuários mais desejam ver nas próximas versões do SolidWorks:

CONHEÇA A LISTA DOS 10 DESEJOS MAIS VOTADOS

1 – Auto-ocultar componentes

2 – Desenhe um segmento de linha a partir do ponto médio

3 – Opção de espaçamento igual por padrões lineares

4 – Capacidade de mudar o nome de uma peça ou submontagem na árvore de recursos

5 – Undo/redo ilimitado

6 – Pressionando a tecla ESC deve parar imediatamente o cálculo atual e retornar o controle para o usuário

7 – Filetes e chanfros devem ser geridos pelo mesmo recurso

8 – Capacidade para variar dimensões angulares depois de terem sido colocadas

9 – Uma chamada de furo deve incluir todas as instâncias na mesma face

10 – Novo comando Purge

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar