Siemens PLM traz ao mercado a verão 9 do Teamcenter

Postado em: 06 / 05 / 2012

O Teamcenter é a espinha dorsal da solução PLM da Siemens para tomada de decisão inteligentes

Maria Edicy Moreira

A Siemens PLM está lançando a versão 9 do seu software de colaboração e gestão do ciclo de vida do produto, Teamcenter. O software é a espinha dorsal da solução PLM da Siemens para tomada de decisão de forma colaborativa e inteligente, visando melhorar a qualidade do produto e acelerar o seu lançamento. O Teamcenter 9 traz novas features e melhorias em todo o portfólio apoiando a visão HD-PLM da Siemens PLM, que foi criada para ajudar as empresas a tomar decisões inteligentes.

A nova versão ganhou uma solução integrada de engenharia de sistemas que estreita a integração de informações em toda a cadeia do ciclo de vida do produto, permitindo às empresas tomarem decisões com mais visibilidade sobre o impacto dessas decisões. As melhorias em todo o portfólio Teamcenter aumentam a significativamente produtividade no desenvolvimento de novos produtos, acelerando o seu lançando e reduzindo o custo total de propriedade.

Teamcenter 9 aumenta produtividade no desenvolvimento de novos produtos e acelera seu lançamento

“Para enfrentar os desafios crescentes da globalização e a complexidade cada vez maior dos produtos, nossos clientes exigem um sistema de PLM mais inteligente, que forneça a informação certa à pessoa certa e no momento certo”, disse Eric Sterling, vice-presidente sênior, gerente geral do Lifecycle Collaboration Software, da Siemens PLM Software.

Ele explica que o Teamcenter 9 continua incrementando a arquitetura unificada com uma abordagem mais integrada para conectar as informações geradas pelas equipes de toda a empresa, enquanto oferece uma experiência de usuário  personalizada e mais produtiva.

 

Engenharia de sistemas

Nova solução de engenharia de sistemas oferece abordagem integrada ao gerenciamento de requisitos

A nova solução de engenharia de sistemas do Teamcenter oferece uma abordagem totalmente integrada ao gerenciamento de requisitos. Ao contrário das soluções tradicionais de engenharia de sistemas que usam ferramentas individuais para modelagem de sistemas, documentação de interfaces e requisitos de documentação, o Teamcenter oferece uma abordagem mais voltada a aps sistemas de desenvolvimento de produto geridas dentro do ambiente Teamcenter.

Isso permite uma visão comum do sistema sobre toda a cadeia de valor, ajudando a eliminar altos custos devido ao estágio avançado de problemas de integração de sistemas que resultam de requisitos desvinculados da execução física. O Teamcenter 9 acelera o processo de desenvolvimento do produto por gerar informações de modo inteligente e integradas, garantindo que todos os departamentos utilizem as informações sobre o produto de forma sincronizada.

Além disso, integrações com ferramentas familiares best-in-class como Microsoft Outlook, Word, Excel e Visio, e também o ambiente MATLAB da MathWorks, e o ambiente Simulink, suportam uma variedade de metodologias para sistemas de definição e modelagem utilizando as ferramentas que os engenheiros estão acostumados a utilizar.

 

Gerenciamento de conteúdo

Integração do gerenciamento de conteúdo permite criar documentação do produto em paralelo ao projeto

A documentação técnica é um componente fundamental no desenvolvimento de produtos. Por isso é tão importante gerenciar a entrega de documentos, tais como guias de usuário e manuais de reparação, juntamente com o lançamento do produto. No passado, devido às constantes mudanças no projeto, era preciso concluir o desenvolvimento do produto para depois desenvolver a documentação técnica. Agora com a integração do gerenciamento de conteúdo do Teamcenter 9 aprimorada a documentação do produto passa a ser criada em paralelo ao desenvolvimento do projeto.

Isso garante que as mudanças sejam comunicadas à medida que ocorrem e seu impacto pode conduzir a documentação de forma mais eficiente. Além disso, hoje os produtos têm múltiplas opções e variações e os novos recursos de gerenciamento de conteúdo do Teamcenter suportam a documentação de configuração dirigida que reutiliza componentes comuns de texto, gráficos e metadados. Assim proporciona uma eficiente publicação multicanal contextualizada para apoiar às necessidades de fornecimento multimídia em diferentes dispositivos e idiomas.

Além disso, uma integração ainda mais próxima com a aplicação Cortona3D da Rapid Author permite a criação de documentos com ilustrações que permanecem ligados aos dados de projeto que descrevem para que as alterações possam repercutir por todo o caminho até a documentação. A nova versão suporta também a versão mais recente do padrão S1000D utilizada na indústria aeroespacial, na documentação governamental e na DITA (Darwin Information Typing Architecture).

 

Gerenciamento do ciclo de vida

Teamcenter amplia visão de gerenciamento com novo serviço de agendamento e execução de serviços

O Teamcenter 9 amplia a visão de serviço de gerenciamento do ciclo de vida com um novo serviço de agendamento e módulo de execução. Tradicionalmente o agendamento de serviços e a execução têm sido atividades separadas realizadas fora do PLM. Isso dificulta o rastreamento se o serviço não tiver sido concluído em conformidade com os procedimentos publicados, o que aumenta os riscos de segurança, problemas nos produtos ou  inatividade que pode resultar em custos adicionais ou multas.

O Teamcenter 9 ajuda a solucionar esses problemas integrando soluções de programação de serviços e de gerenciamento de execução permitindo que as empresas controlem custos de forma mais eficaz definindo e programando ordens de serviço e tarefas. As empresas podem ainda organizar e otimizar os recursos dos serviços, melhorando a taxa de serviço e reduzindo o tempo ocioso de ativos. O Teamcenter rastreia e captura a execução das tarefas para manter um preciso histórico de ativos e registro de serviços. Também podem usar o recurso de feedback para fornecer recomendações aos engenheiros ajudando a aumentar o desempenho e a confiabilidade do produto.

 

A experiência do usuário

Teamcenter facilita adaptação da experiência do usuário com stylesheets que agilizam o desenvolvimento

O desenvolvimento de produtos exige tanto o envolvimento de usuários ocasionais quanto dos assíduos que trabalham em diferentes disciplinas com diferentes necessidades e que precisam acessar os dados corretos de PLM para a tarefa em questão.

O Teamcenter 9 facilita a adaptação da experiência do usuário com stylesheets que podem agilizar o processo de desenvolvimento, independente do fato de os usuários utilizarem o tradicional Teamcenter rich client (aplicação) ou thin client (web). Agora o layout pode ser facilmente customizado para facilitar o acesso do usuário a uma tarefa específica de informações, ações e comportamentos, o que resulta em um usuário mais ágil e produtivo.

 

Para saber mais sobre o Teamcenter 9 acesse: www.siemens.com/plm/teamcenter9

 

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar