SKA leva impressoras 3D e aplicativos SolidWorks à Feimafe

Postado em: 11 / 05 / 2015

Estande da SKA leve soluções para design, impressão 3D e usinagem

Estande da SKA apresenta softwares e equipamentos para design de produtos, impressão 3D e usinagem

Maria Edicy Moreira

A SKA vai apresentar na Feimafe 2015 (Feira de Máquinas Ferramenta e Controle de Qualidade), que acontece em São Paulo, entre os dias 18 e 23 de maio de 2015, duas impressoras 3D da Stratasys, o portfólio de aplicativos SolidWorks, da Dassault Systèmes, entre outros softwares e equipamentos.

Os interessados em conhecer as impressoras 3D da Stratasys terão a oportunidade de conferir os modelos Objet260 Connex260 e uPrint SE. Apresentada pela primeira vez no Brasil, a Objet260 Connex imprime em cores e utiliza multimateriais permitindo a construção de modelos com a mesma textura e aparência do produto final em um único ciclo de impressão.

Este modelo, de custo acessível e compacto, permite que designers e engenheiros construam rapidamente protótipos para simular seus produtos da forma mais realista possível. A tecnologia de jateamento de múltiplos materiais simultâneos usada pela impressora foi patenteada pela marca Objet, da Stratasys.

A Objet260 Connex pode imprimir até 14 propriedades mecânicas de materiais diferentes na mesma peça impressa

A Objet260 Connex pode imprimir até 14 propriedades mecânicas de materiais diferentes na mesma peça

A Objet260 Connex pode imprimir até 14 propriedades mecânicas de materiais diferentes na mesma peça impressa. O sistema é útil para designers e engenheiros que buscam destacar de forma efetiva os vários componentes materiais existentes em produtos complexos.

Com uma incomparável gama de mais de 60 materiais, a Objet260 Connex permite que os usuários selecionem até 51 Digital Materials com propriedades mecânicas, texturas e matizes para simular qualquer coisa, desde borracha e transparência até plásticos de engenharia.

A impressora combina a precisão das camadas de impressão de alta resolução com 16 mícrons e impressão de múltiplos materiais em uma bandeja de 260 X 260 x 200 mm. Pequena o suficiente para caber em qualquer canto do escritório, a Objet260 Connex opera de forma silenciosa, com materiais fáceis usar que são fornecidos em cartuchos totalmente selados compatíveis com o padrão REACH).Objet260 Connex

Construir modelos 3D na impressora Stratasys 3D uPrint SE é tão fácil quanto clicar “imprimir”

Construir modelos 3D na impressora Stratasys 3D uPrint SE é tão fácil quanto clicar “imprimir”

A Stratasys 3D uPrint SE, que também será apresentada na Feimafe pela SKA, é tão fácil de usar quanto clicar em “imprimir”. Os designers e engenheiros podem começar a imprimir imediatamente, sem nenhum custo adicional e testar seus projetos, usando a tecnologia FDM (Fused Deposition Modeling) patenteada pela Stratasys, em total sintonia com os softwares CAD.

Ocupando uma área de 635 X 660 mm, a impressora permite construir modelos dentro do próprio escritório, eliminando a necessidade de encomendar protótipos a terceiros, que muitas vezes representa riscos para o segredo industrial. Além disso, terceirizar protótipos pode levar dias e custar alto, ao passo que uma impressora 3D uPrint SE permite criar o mesmo protótipo em casa, em apenas algumas horas e por uma fração do custo do protótipo terceirizado.

Utilizando o plástico ABSplus, a uPrint SE constrói modelos 3D precisos e estáveis permitindo determinar a forma, o ajuste e a função do produto desde a ergonomia até processos de testes funcionais. Isso possibilita o desenvolvimento de produtos com mais rapidez e qualidade. Segundo a Stratasys, isso é possível porque o termoplástico ABSplus é mais forte que os materiais normalmente utilizados pelas impressoras 3D concorrentes. 

Moldes impressos em 3D

Ainda no campo das aplicações práticas, os visitantes poderão conferir, no estande da SKA, uma micro-injetora da Babyplast produzindo peças plásticas com moldes produzidos em uma impressora 3D.

 Realidade Aumentada

Outros destaques no estande da SKA serão os aplicativos do portfólio SolidWorks, da Dassault Systèmes. Os visitantes poderão usar o iPad para brincar com a realidade aumentada do software de visualização SolidWorks eDrawings, tecnologia que ajuda a interpretar e entender rapidamente qualquer desenho concebido no SolidWorks.

O visualizador eDrawings permite identificar facilmente e geometria do modelo em 3D usando múltiplas vistas do desenho em 2D. Qualquer pessoa pode interpretar e entender os resultados de simulação provenientes do SolidWorks Simulation (FEA), do SolidWorks Flow Simulation (CFD) e do SolidWorks Plastics.

A Realidade Aumentada (RA) é a integração de informações virtuais a visualizações do mundo real. A tecnologia é mais uma das aplicações que os dispositivos móveis como o celular e o tablet e a até o computador de mesa podem usar para nos proporcionar visualizações a partir da soma de aplicativos especiais, câmeras e recursos da Internet. 

Veja no vídeo acima como funciona a Realidade Aumentada que a SKA mostra na Feimafe

O principio da RA é simples. Por meio de uma imagem com contrastes bem definidos e uma câmera de computador, celular ou tablet apontada para o marcador, a RA lê códigos na imagem que são transmitidos para o dispositivo, que por sua vez aciona um programa e cria uma imagem em 3D estática ou em movimento. A imagem pode ser manipulada, rotacionada ou visualizada em zoom.

Existem várias aplicações para a essa tecnologia. Na área de desenvolvimento de produtos ela ajuda a melhorar a qualidade do produto e a acelerar a conclusão do projeto. Na arquitetura, a RA pode ajudar a surpreender com a visualização tridimensional de um edifício a partir sua planta em 2D. A partir daí é possível manipular a imagem, rotacionar ou editá-la para visualização de outras vistas do edifício. Em games a RA cria situações virtuais em 3D a partir de desenhos em 2D.

Veja como o SolidWorks Simulation testa e simula o desempenho de produtos

SolidWorks

Quem passar pelo estande da SKA vai poder conhecer ainda os principais aplicativos do portfólio SolidWorks para a concepção e simulação de produtos como o CAD 3D, usado para transformam ideias em produtos; o SolidWorks Electrical, para projeto elétrico de produtos; o SolidWorks Simulation, que oferece ferramentas de análise e teste de modelos digitais, e o SolidWorks Plastics para simulação do processo de injeção de plástico, antecipando a detecção de defeitos no projeto de peças plásticas e moldes. 

Outros softwares e aplicações

Os visitantes poderão conferir também a aplicação do software CAM, Edgecam, que estará realizando uma estratégia de desbaste em um centro de usinagem da Romi D 800 para mostrar como é possível reduzir o tempo de máquina de 25 para 5 minutos. Com ferramentas de produtividade inovadoras e fáceis de usar, o Edgecam permite desenvolver estratégias que otimizam os caminhos de ferramenta, eliminam passes desnecessários em vazio, melhoram a vida útil das ferramentas, reduzem o tempo de programação e geram usinagens mais seguras. 

 

Veja no vídeo acima como funciona o processo de desbaste no software CAM Edgecam

O software Altium, plataforma de ECAD profissional utilizada para criar projetos eletrônicos, layout de placas de circuito impresso, FPGA e sistemas embarcados, também poderá ser visto no estande da SKA, assim como o QC, aplicativo desenvolvido pela própria SKA, para gerenciar a interligação de quadros elétricos.

 

Veja no vídeo acima como funciona o Altium, aplicativo de ECAD para projetos eletrônicos

Conheça a Feimafe

A Feimafe (Feira de Máquinas Ferramenta e Controle de Qualidade), é a mais completa feira do segmento, que traz os mais variados tipos de máquinas industriais como máquinas ferramenta, máquinas de medição e de controle de qualidade, componentes para máquinas industriais e softwares de CAD/CAE/CAM/PLM.

O evento é uma oportunidades de negócios, interação entre empresas e profissionais que buscam parcerias, produtos, tecnologias, serviços e atualização de conhecimento, além de networking. A exposição deste ano conta com 1.400 marcas nacionais e internacionais distribuídas em uma área de 85.000 m². A expectativa dos organizadores para 2015 é receber 70 mil visitantes/compradores qualificados.

SERVIÇO

Data: 18 a 23 de maio de 2015

Horário: 2ª a 6 das 10h às 19h e Sábado das 9h às 17h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo – SP – Brasil

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar