SolidWorks ajuda a construir carros da Stock Car 2014

Postado em: 22 / 04 / 2014

SolidWorks trouxe ganho de produtividade e qualidade ao desenvolvimento dos carros Stock Car

SolidWorks trouxe ganho de produtividade e qualidade ao desenvolvimento dos carros Stock Car

Maria Edicy Moreira

A edição 2014 da Stock Car, principal competição automobilística brasileira, conta mais uma vez com a colaboração da plataforma de softwares SolidWorks, da Dassault Systèmes SolidWorks, e do SolidCAM da empresa que empresta seu  nome ao software . A JL Racing, responsável pelo desenvolvimento e montagem dos carros da Stock Car e de outras categorias automobilísticas usa os softwares da SolidWorks e o SolidCAM para  ganhar tempo e reduzir custos nas fases de projeto e fabricação dos carros.

No caso da Stock Car a JL usa os softwares SolidWorks no desenvolvimento dos chassis e design da carenagem baseada em carros de passeio com equalização aerodinâmica. Além disso, a empresa usa o SolidCAM para produzir algumas peças dos carros e cuida da instalação dos motores V8 e da montagem final dos carros.

Gustavo Lehto Gomes, coordenador de engenharia da JL Racing, conta que em 2014 a prova ganhou duas novidades e o uso da plataforma SolidWorks e do SolidCAM foi fundamental para viabilizar inovações como as novas mangas de eixo, que estrearam na temporada de 2014 e foram desenvolvidas com o objetivo de aprimorar ainda mais a tecnologia dos carros.

“O uso do SolidWorks Simulation foi essencial para conseguirmos desenvolver as mangas de eixo 93% mais resistentes e 36% mais leves”, afirma Gomes. O SolidCAM, por sua vez, permitiu produzir as peças internamente reduzindo tempo de fabricação e custos.  A segunda inovação introduzida nos carros para a temporada de 2014 é o sistema de troca de marcha tipo Paddle shift, popularmente conhecido como borboleta, que também foi desenvolvido com a ajuda dos softwares SolidWorks.

Oscar Siqueira, diretor Dassault Systèmes SolidWorks para a América Latina, chama a atenção para a economia de tempo e redução de custos ao longo do desenvolvimento e montagem dos carros. “Estamos muito satisfeitos em poder contribuir com a evolução tecnológica dos carros e, principalmente, com a segurança dos pilotos. Ficamos orgulhosos em participar de uma prova tão importante como a Stock Car.”

Carros da Stock Car desenvolvidos pela JL Racing antes e depois do SolidWorks

Carros da Stock Car desenvolvidos pela JL Racing antes e depois da utilização do SolidWorks

SolidCAM

A IST Sistemas, revenda da SolidWorks e de outros desenvolvedores de softwares como a SolidCAM, trouxe ao Brasil Emil Somehk, CEO global da SolidCAM, empresa desenvolvedora do software CAM de mesmo nome voltado à produção de peças e moldes em diversos segmentos da indústria.

O executivo aproveitou para conhecer pessoalmente a unidade da JL Racing Products responsável pelo projeto e manufatura dos carros da Stock Car. A visita teve como objetivo consolidar a parceria recente da SolidCAM com a JL Racing, iniciada em novembro de 2013, e constatar os benefícios que o software trouxe ao cliente. A parceria da JL com a  SolidCAM, por intermédio de sua revenda com a IST, otimizou a fabricação das peças para os carros da Stock Car que estão participando da temporada de 2014.

“No ano passado, desenvolvemos a nova manga – peça que faz parte do eixo dos carros da Stock Car – e constatamos que seria necessária terceirizar a fabricação da peça para entregarmos os carros a tempo, o que aumentaria o custo. Para evitar essa medida, consultamos a IST Sistemas sobre o uso do SolidCAM. Fizemos o teste com o programa e conseguimos reduzir o tempo de manufatura em cerca de 50%, com uma qualidade impressionante. Isso tornou possível finalizarmos os projetos a tempo, sem precisar contratar serviço de terceiros”, explica Gustavo Lehto Gomes, coordenador de engenharia da JL Racing Products.

Emil Somehk, Gustavo-Lehto-Gomes e Álvaro-Marzola apresentam peça manufaturada no SolidCAM

Emil Somehk, Gustavo Lehto Gomes e Álvaro Marzola apresentam peça manufaturada no SolidCAM

 

Na visão do CEO da SolidCAM o software tem conseguido cumprir o compromisso de ser dinâmico e garantir qualidade aos projetos. “Desenvolvemos o SolidCAM para fazer a transição entre os projetos desenvolvidos em CAD e a usinagem (produção das peças) de forma rápida e com máxima qualidade”, explica Emil Somehk.

“Acreditamos no potencial do SolidCAM e nos benefícios que o software pode proporcionar às empresas. Um pacote de soluções completo, incluindo o SolidWorks (CAD), o SolidCAM e também um sistema de gerenciamento de documentação, pode reduzir o processo de fabricação em até 70% em alguns casos”, explica Álvaro Marzola, diretor da IST Sistemas.

JL Racing

Fundada em 1990, pela Família Giaffone, a JL Racing é uma empresa que está sempre inovando e buscando novas conquistas no automobilismo brasileiro. Desde os seus primeiros passos, ainda no kart, até hoje,  a JL vem escrevendo uma história de sucesso em diversas categorias do automobilismo brasileiro.

Tudo começou com a fabricação de karts de competição, em 1996, quando foram apresentados os primeiros karts indoor do Brasil, que mais tarde se transformariam numa verdadeira coqueluche em todo o país. Depois, por conta do aumento de pilotos de kart, a JL nomeou representantes em diversas regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em parceria com a Birel SPA (um dos maiores fabricantes de kart do mundo) a JL se fortaleceu e entrou de vez no mercado de competições automotivas. Foram cinco anos conquistando campeonatos, nas diversas categorias do kartismo brasileiro.

No início de 2000, a JL passou a fabricar para a Stock Car as novas estruturas tubulares que viriam a substituir os antigos carros Omega. Era o Stock Car, que estava em seu primeiro ano de vida e de cara nova, passando de Omega para Vectra. Essa mudança no visual, atraiu um número maior de interessados em participar da categoria, e durante o ano, foram surgindo novas ideias para a temporada seguinte. Em 2001, a categoria passou por outra grande mudança, e novamente em parceria com a JL, a Stock Car começou a usar os motores V-8, com a manutenção ficando a cargo da empresa.

 

Infográfico mostra ciclo de desenvolvimento dos chassis

Composição de imagens  mostra o ciclo de desenvolvimento dos chassis dos carros da Stock Car pela JL

A responsabilidade assumida pela JL perante a Stock Car, fez com que a empresa parasse, em 2001, com a fabricação dos karts. Com isso, destinando 100% do tempo à produção das peças e manutenção dos motores, surgiu um nível mais elevado na qualidade de produção e acabamento das peças, além da potencialização do atendimento ao cliente.

A JL fez um grande investimento em mão de obra e em máquinas para se adequar ao tamanho das necessidades da Stock Car. Diante desse cenário favorável, surgiu uma nova parceria, desta vez com a PPD, para que a JL começasse a fazer a manutenção dos motores e a fabricar peças para a Fórmula Renault.

Em 2003, a JL colaborou para que houvesse uma revolução na Stock Car Light, na qual os antigos chassis do Omega foram substituídos pelo moderno chassis tubular já em uso na Stock Car V8.

Em 2004 a JL apresentou um novo conceito de carros de Endurance, o protótipo JL-P1. Este protótipo desenvolvido e fabricado nas modernas instalações da JL é motivo de orgulho, pois em sua estreia marcou a pole position das 1000 Milhas Brasileiras.

Para a Stock Car surgiram novos investimentos em motores com materiais mais nobres e, dando continuidade ao processo de revolução na Stock Car Light, os antigos motores da Stock Car V8 passaram para a Light com potência reduzida em 350 cavalos .

O ano de 2006 marcou o nascimento de uma nova categoria: a Stock Jr. Com um conceito inovador, o piloto inscrito recebia suporte técnico e carros preparados diretamente pela JL, ou seja, o piloto preocupava-se apenas em pilotar o carro.

Ciclo do processo de desenvolvimento dos carros Stock Car no SolidWorks

Montagem de imagens mostra o ciclo de  desenvolvimento da carenagem dos carros Stock Car no SolidWorks

Conheça as principais categorias do automobilismo brasileiro:

Stock Car

Em atividade desde o dia 22 de abril de 1979, a Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro.

Brasileiro de Marcas

A Copa Petrobrás de Marcas é organizada pela Vicar em parceria com a CBA e recebe a participação de 4 montadoras: Honda, Toyota, Ford e Chevrolet.

Campeonato Brasileiro de Turismo

O Campeonato Brasileiro de Turismo veio para substituir a Copa Montana e tem como objetivo formar e preparar os pilotos para o certame principal.

Mini Challenge

O tradicional Mini Cooper da BMW também é uma grande atração do nosso automobilismo.

Fórmula Future

A categoria traz de volta o sonho dos jovens talentos em seguir carreira no automobilismo

Para mais informações acesse:

www.3ds.com/solidworks

www.ist.com.br

www.jlind.com.br

www.solidcam.com

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar