PTC anuncia vencedores do concurso Metrics Awards 2013

Postado em: 16 / 09 / 2013

PTC Technology Day apresenta em São Paulo tecnologias para a indústria e premia melhores projetos

Maria Edicy Moreira

A PTC anunciou durante o Technology Day, que aconteceu em 28 de agosto de 2013, em São Paulo, os vencedores da 7ª edição do PTC Metrics Awards. O objetivo da competição é selecionar e premiar os melhores projetos desenvolvidos com o auxílio dos softwares da companhia. Além do desenvolvimento e design, os critérios de avaliação levaram em conta aspectos como inovação, complexidade e benefícios do produto, métricas de redução de custos e aumento de produtividade, entre outros.

 

Helibras

Helibras fabricante de helicópteros usou soluções PTC para facilitar divulgação de documentos

O primeiro vencedor na categoria Aeroespacial e Defesa foi a Helibras, empresa fabricante de helicópteros, pertencente ao grupo Eurocopter e controlada pela EADS, com o projeto pioneiro no Brasil de implementação das soluções Arbortex e PTC Windchill nas áreas de publicação e documentação técnica da engenharia da empresa.

O desafio era buscar uma ferramenta que atendesse às duas áreas, reduzindo o custo de publicação e distribuição de documentação, criar um processo sistemático para aprovação e publicação de documentos e que fosse integrada e capaz de aumentar a produtividade das equipes de desenvolvimento.

O projeto foi iniciado em dezembro de 2012 e o “go live” ocorreu em julho de 2013. Dentre os benefícios alcançados destacam-se 40% de redução do tempo para criação de ilustrações, centralização das informações em uma única base de dados, melhor gerenciamento da documentação e dos manuais, rastreamento do ciclo de vida de cada documento e acesso eletrônico às informações.

 

Bosch

O PTC Creo permitiu reduzir o tempo de desenvolvimento da parafusadeira Bosch Skil de em dois meses

Na categoria Produto Industrial, a vencedora foi a Bosch, multinacional alemã, com fábricas em 285 países e mais de 300 mil colaboradores, que apresentou o projeto da parafusadeira Skil Cheetah. O produto foi a primeira parafusadeira desenvolvida no Brasil para a marca Skil. O objetivo era aperfeiçoar a ergonomia e o design do equipamento.

O produto foi desenvolvido no Brasil com o auxilio do CAD PTC Creo utilizando as funcionalidades de modelamento 3D, criação de moldes, análise estrutural e mecanismos. O software permitiu reduzir o tempo de desenvolvimento de 12 meses para 10 meses e ainda trouxe ao produto diversas inovações.

As funções de modelamento avançado do PTC Creo possibilitaram a criação de um logotipo duplo injetado nas duas partes da carcaça (injeção de duas cores diferentes no mesmo molde). Com esse novo conceito foi possível aumentar o nível de proteção da propriedade industrial, dificultando a pirataria dos produtos SKIL.

 

EESC-USP

PTC Creo permitiu reduzir quatro horas de trabalho por peça do carro de competição SAE E60 da EESC

A Escola de Engenharia de São Carlos – EESC-USP – venceu na categoria Educação, com o projeto do veículo para competição da SAE (Society of Automotive Engineers), que anualmente promove corridas com veículos produzidos por equipes de estudantes universitários em diversos países. Para o projeto deste ano, a equipe da EESC optou pelo PTC Creo como o único CAD utilizado (antes eram empregadas soluções de três fornecedores). Isso facilitou a modelagem, a criação de superfícies complexas e agilizou o desenvolvimento do veículo como um todo.

Batizado de E60, em comemoração aos 60 anos de fundação da EESC-USP, completados em 2013. O projeto foi o primeiro em dez anos a ser concluído em menos tempo. O Creo foi possibilitou reduzir quatro horas de trabalho por peça (são cerca de 600 peças no total) e ajudou a otimizar da aerodinâmica do veículo entre, outros benefícios.

 

Pastre Engenharia

Windchill PDMLink aumentou produtividade da Pastre em projetos de produtos como este Bitrem em 40%

E finalmente na categoria Automotiva, a vencedora foi a Pastre Engenharia, fabricante de implementos rodoviários, localizada na região metropolitana de Curitiba. A empresa enfrentava desafios como pouca metodologia de desenvolvimento de produto, baixa confiabilidade  e dificuldade na gestão de projetos.

Após utilizar o PTC Windchill PDMLink, solução que controla conteúdo e processos ligados ao desenvolvimento de produtos, aumentou em 40% a produtividade na área de Engenharia, reduzindo o tempo de localização e abertura de arquivos de 30 a 40 minutos para 2 a 3 minutos acelerando drasticamente a localização de informações do projeto. Além disso, ganhou novas facilidades no gerenciamento efetivo de toda a biblioteca, aplicação do conceito de lifecycle em todos os componentes, histórico confiável de projetos, gerenciamento de informações estratégicas para PPCP e  gerenciamento dos indicadores de produtividade da engenharia.

www.facebook.com/ptcbr

www.desenvolvimentodeprodutos.blog.br

Compartilhe

Be Sociable, Share!

Comentar